Que desafios às Escolas da Confhic?

Cerca de 120 professores das Escolas da Congregação, em Portugal, responderam à convocatória para a Jornada Pedagógica, a realizar no dia 14 de julho de 2015. O espaço mais central era oferecido pelo Colégio de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Nova de Gaia. 
Apelativo também se tornava o assunto, a entrar na alma da reflexão e a ser apresentado pela Professora Dra. Isabel Varanda. 
Brindou os participantes com a convicção e profundidade das suas palavras, apresentando a Hospitalidade como meio de ser e de habitar o mundo. Em si, ela pode desafiar o individualismo contemporâneo a uma construção social mais fraterna e universal. Cabe à educação dar a sua resposta. A interpelação final, desprendida de uma vida feita de saber e de experiência, deixou claro que a hospitalidade é uma vocação e, fazendo parte de um carisma, responsabiliza a escola franciscana hospitaleira, dos dias de hoje, por uma resposta coerente e adequada aos desafios dos tempos atuais.
A tarde apresentou o tema: “O rosto educativo da Hospitalidade”, pela palavra quente e persuasiva da Irmã Maria Amélia da Costa.
Realçou, sobretudo, as duas caraterísticas essenciais do educador que, a sério, se compromete com a arte de acompanhar o aluno: responsabilidade e maturidade. Peregrinando através das linhas mestras da educação, foi apresentando as diferentes formas de que se reveste a missão educativa franciscana hospitaleira. 
Terminou a Jornada com a palavra de despedida da Ir. Maria Aurora Lopes Soares que a todos agradeceu a disponibilidade, o interesse e a colaboração.


Copyright © 2015 - Província de Santa Maria