A Fraternidade de Nossa Senhora do Sim, Santo Tirso, juntamente com as Postu-lantes, no dia 23 de abril de 2017, deslocou-se à Fraternidade de Nossa Senhora das Graças, Bairros. Tinha-se prontificado a levar-nos ao Calvário de Beire, onde vivem deficientes e outras pessoas marginalizadas pela sociedade e pela família.
Aqui, participamos na Eucaristia, presidida pelo Pe. Baptista, fundador e orientador da obra. Tocou-nos o silêncio que se gerou na celebração e a forma como todos, mesmo com limitações, procuravam participar. No fim, gerou-se um clima leve de apresentação e diálogo. Eles próprios, com toda a simplicidade, se aproximavam de nós para cumprimentar.
Visitámos as instalações e os mais doentes, sentindo nos olhos dos que estavam conscientes, a alegria e o acolhimento.
Já no espaço verde, o Pe. Baptista partilhou um pouco as dificuldades que sente, mesmo a nível da Igreja, para assumirem esta obra. E concluiu com uma frase que nos calou fundo: “Agora ninguém quer descer.”
Após o almoço fraterno, na Fraternidade de Bairros, fomos ao Sameirinho, em Pa-redes, Santuário desconhecido para nós, mas cheio de beleza interior e exterior, visto se situar no alto de um monte de onde se visualiza uma linda paisagem.
Foi um dia agradável de vivência fraterna, em que contactamos de perto com “a periferia” como nos convida o Papa Francisco.