Peregrinando pelos lugares da nossa história!

Terminado o ano de formação intensiva, no dia 9 de julho de 2018, as 14 junioras deixaram o Convento de Nossa Senhora das Graças, em Bairros.
Amigos e vizinhos, cheios de emoção e saudade, acompanharam-nas até à hora da saída do autocarro que as conduziu à Casa Mãe. 
Uma viagem, cheia de alegria e espectativa, preenchida pelos mais variados cânticos e recordações.  
Em Linda a Pastora, foram acolhidas pelas nossas Irmãs da Fraternidade da Imaculada Hospitaleira com fraterna alegria e amor hospitaleiro. 
Após o jantar, subiram à sala da Fraternidade do Governo Geral, para um encontro que muito as marcou. 
Depois de um cumprimento muito fraterno e afetuoso, a Ir. Maria da Conceição Galvão, Superiora Geral,
pediu a cada Irmã júnior a sua avaliação do ano intensivo.
Foi um momento de partilha e de ação de graças ao Senhor por tudo o que fez por cada uma e também de oportuníssimos comentários das Irmãs do Governo Geral.
No dia seguinte, bem cedinho, deixaram a Casa Mãe as Irmãs junioras brasileiras, em peregrinação a Roma e Assis e as Irmãs moçambicanas e indianas peregrinaram aos lugares franciscanas hospitaleiros. 
Depois de passarem pelo espaço da Quinta do Bosque, visitaram a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, nomeadamente a Pia Batismal onde a Mãe Clara foi batizada. Aí, em silêncio, deixaram o seu coração rezar. Tiveram oportunidade de ver o Hospital Militar onde as nossas primeiras Irmãs assistiram os feridos da guerra, e a cozinha económica onde serviram os seus irmãos necessitados. 
Visitaram S. Patrício, a nossa primeira Casa Mãe, o Convento das Trinas, a Igreja das Mercês, onde o Padre Beirão fez o noviciado e foi ordenado sacerdote.
Visitaram também as nossas Irmãs da Fraternidade de Jesus, Lisboa.
Foi uma experiência única. Em todos os lugares foram acolhidas com muita simpatia e carinho e tudo lhes foi apresentado em pormenor particularmente o Convento das Trinas e a Igreja da Falagueira onde o pároco as esperava com alegria, dispondo do seu tempo, para que pudessem ver tudo em minúcia.
O carinho das nossas Irmãs da Fraternidade Imaculada Hospitaleira, proporcionou-lhes ainda  uma grande surpresa: a visita à Basílica da Estrela, ao Mosteiro das Clarissas, onde viveu Santa Jacinta Marto e ao Santuário de Cristo Rei, em Almada.
A peregrinação terminou com a visita ao Oceanário que a todas encheu de assombro.