Dia Mundial do doente!

Sendo a vida da pessoa humana um sucedâneo de bons e maus momentos, a doença é uma realidade que a atinge no momento menos pensado, comprometendo o seu bem estar e, muitas vezes, até a própria felicidade.
Por isso, faz todo o sentido celebrar o dia mundial do doente, procurando que seja uma oportunidade de estar mais perto de quem sofre, para suavizar, acalentar, dar coragem e esperança a quem se encontra numa situação de fragilidade e sofrimento. O convite de Jesus: ”Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos” (Mt 11,28) também nos chama à atenção e indica o caminho misterioso da graça na vida daqueles que têm Fé e que os ajuda a superar o sofrimento.
Foi com esse espírito que as Irmãs da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, Porto, com a colaboração do pessoal de serviço, celebraram, no passado domingo, dia 16 de fevereiro, o dia Mundial do Doente.
No dia anterior, alguns doentes confessaram-se e, no próprio dia, quem tinha condições de saúde e o desejou, pôde participar na Eucaristia. O momento alto deste dia foi, a visita aos doentes nos diferentes serviços.
No fim da Eucaristia, as Irmãs, com o Padre José Maria, Ofm, capelão da Casa de Saúde da Boavista, levou a Sagrada Custódia, entre cânticos Eucarísticos e percorreram os quartos e enfermarias dos doentes que assim o desejaram, dando a bênção a cada um e ofereceram, pela mão da directora, Ir. Maria Norberta Pereira Neves, uma tulipa branca e uma pagela com uma mensagem adequada e o desejo de rápidas melhoras.
Foi comovente verificar como todos acolhiam este gesto com grande respeito e devoção e muitos agradeceram, profundamente emocionados. Até as mamãs, que não são doentes, se mostraram felizes e acreditam que esta visita é uma bênção para o seu filho recém nascido.