Como são grandes os Dons de Deus!

Como são grandes os Dons de Deus!

Amanheceu radioso, o dia 19 de março de 2022, Solenidade de S. José. Com a Fraternidade do...

Semana de espiritualidade franciscana hospitaleira!

Semana de espiritualidade franciscana hospitaleira!

De 10 a 17 de agosto de 2021, decorreu a semana de espiritualidade franciscana hospitaleira para...

Pegada capitular número dois!

Pegada capitular número dois!

Bendito seja o Senhor que tanto nos dá!O dia foi de retiro para as capitulares.No silêncio grato e...

Pegada capitular número um!

Pegada capitular número um!

Norteadas pelo tema Capitular: "Eu vos escolhi e vos destinei a ir e a dar fruto (cf...

Como são grandes os Dons de Deus!

post 2022 1

Amanheceu radioso, o dia 19 de março de 2022, Solenidade de S. José. Com a Fraternidade do Convento, numa liturgia primorosamente celebrada, cantámos os louvores do Senhor, por S. José modelo de vida hospitaleira e laboriosa, humilde e acolhedora, contemplativa e fecunda.
O dia de S. José foi escolhido pelo Governo Provincial para a reabertura da Casa de Formação de Nossa Senhora do Sim, em Santo Tirso. No princípio da tarde, a Superiora Provincial, Ir. Maria Norberta Pereira Neves, chegava à Casa de Formação para, com todo o seu Conselho e as Irmãs que irão fazer parte da Fraternidade Formadora, acolherem as sete Aspirantes. Pouco passava das dezasseis e trinta horas quando a carrinha, proveniente da Casa Provincial, deu entrada na Quinta de S. José, com as meninas que pediram a admissão ao Postulantado. 
Saíram da carrinha ao som de um cântico de boas-vindas, da autoria da Ir. Maria Odete Carvalho de Almeida. Um semicírculo, colorido, por capulanas que algumas Irmãs envergavam, tornou-se círculo completo, quando as meninas, de rosto aberto e expectante o completaram. O olhar profundo e confiante de cada Irmã presente gritava, sem barulho, a fidelidade do Deus da aliança e a alegria da entrega de uma longa vida, ao serviço do próximo.
Após este acolhimento tão fraterno, as meninas foram convidadas a entrar e subir ao átrio de Maria, onde a Superiora Provincial as confiou ao olhar terno da Senhora.
A Ir. Sezinanda Luísa da Cunha, Conselheira Provincial e Formadora, conduziu o pequeno cortejo para o Oratório. Seguiu-se uma linda e profunda celebração que tinha como mote a interrogação de S. Francisco. “Senhor, que queres que eu faça?”
Momento muito significativo da celebração foi a imposição de um pequenino crucifixo de S. Damião, pela Superiora Provincial, que lhes pediu que olhassem muito para Jesus, na certeza de que Ele também as vai olhar, com amor e predileção. 
As já Postulantes responderam ao convite com a oração de S. Francisco. “Ó glorioso Deus Altíssimo, ilumina as trevas do meu coração, concede-me uma fé verdadeira, uma esperança firme, e um amor perfeito. Mostra-me, Senhor, o reto sentido e conhecimento do que desejas para mim, para seguir a tua vontade, em toda a minha vida.”
post 2022 2 post 2022 3
Nesta cerimónia íntima e privada esteve, em representação da Fraternidade de S. José, a Ir. Maria Engrácia Teixeira Oliveira, Superiora Local.
Seguiu-se outro ato importante, a nomeação da Ir. Sezinanda Luísa da Cunha, como Superiora da Fraternidade de Nossa Senhora do Sim. Integram a comunidade as Irmãs: Maria Rita Gaspar e Maria da Glória Martins dos Santos.
Após um brevíssimo intervalo, as Postulantes foram chamadas a encontrar o seu quarto, através duma dinâmica: descobrir, na porta do quarto a obra de misericórdia que correspondia ao envelope que lhes foi entregue. Foi um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de interpelação.
E a hora do jantar chegou. Foram momentos de são convívio, partilha e alegria entre todas e com o Governo Provincial.
Como a Mãe Clara, dizemos: “Como Deus é Bom! Deus seja Bendito!”
 
É este sonho que vai dentro de mim

É este sonho que vai dentro de mim

Tudo começou há muito tempo… A descoberta da minha vocação foi a descoberta do amor de Deus, ao...

eu vim e permaneço

eu vim e permaneço

Chamo-me Ana Sofia Reis Por volta dos meus 16 anos, por altura do Crisma, comecei a sentir uma...

Senhor fazei de nós instrumentos de Paz!

Senhor fazei de nós instrumentos de Paz!

Onde houver focos de tensão sejamos serenidade e concórdia. Onde houver cansaços e...

Teste01

aaaa

Santo e Feliz Natal

Santo e Feliz Natal

Um olhar de FRENTEDIFERENTEOlho a gruta e vejo um olhar que me olha de frente!No brilho dos...


Copyright © 2015 - Província de Santa Maria